VÍDEO: Santa Maria conta com uma escola especializada para goleiros

Diário

VÍDEO: Santa Maria conta com uma escola especializada para goleiros
Foto: Pedro Piegas (Diário) Ed Palmieli usa a experiência que tem no futebol para aperfeiçoar a performance de alunos

Santa Maria conta com uma escola especializada para aqueles que, diferente das demais posições do futebol, utilizam as mãos. A Escola de Goleiros Ed Palmieli (EGEP) funciona na cidade desde o ano passado. O preparador dos arqueiros do Inter-SM aproveitou a pandemia, que possibilita apenas atividades individualizadas, para realizar um trabalho específico.

– A minha ideia sempre foi implementar uma escola de goleiros. Recebi apoio de amigos e estamos aumentando cada vez mais o número de alunos. É um trabalho diferenciado. Eu tento transmitir a experiência que adquiri como jogador profissional e preparador de goleiros – comenta Palmieli.

Ex-jogador profissional, ele trabalha pontos importantes em uma posição ímpar.

– Treinamos o aprender a cair, a rotação do movimento do corpo, a postura dentro de campo, o falar com a defesa, orientar os companheiros e a reposição de bola com os pés e com as mãos – comenta.

Nos anos 90, Palmieli foi goleiro em equipes cariocas como Bangu, Campo Grande e Botafogo, onde foi campeão da extinta Copa Conmebol. No Inter-SM, atuou em 2000, 2001 e 2002.

Leia mais sobre Esportes

Parte psicológica

Por vezes, a posição de goleiro é tratada a parte. Envolve, além dos quesitos técnicos, aspectos psicológicos. Nos treinamentos, Palmieli revela que as teorias também são trabalhadas.

– Geralmente, eu sugiro que observem uma primeira vez para, depois, treinar. Além da parte técnica, tento ensinar os atalhos da grande área. O goleiro tem que marcar presença, se impor, falar o tempo todo. Envolve fatores teóricos também, e eu tento transmitir aos alunos um pouco das situações que já vivi – conclui o treinador.

De acordo com Palmieli, uma sessão de treino custa R$ 35. Duas sessões, R$ 50. Mas, para quem preferir uma mensalidade, o preço pode ser negociado. Mais informações pelo telefone (55) 99194-3897.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após um mês e meio sem funcionar, semáforos na BR-287 são religados Anterior

Após um mês e meio sem funcionar, semáforos na BR-287 são religados

Em quatro contos, ‘O Auto da Boa Mentira’ relembra as boas histórias de Ariano Suassuna Próximo

Em quatro contos, ‘O Auto da Boa Mentira’ relembra as boas histórias de Ariano Suassuna

Geral
ÚLTIMAS